sexta-feira, 7 de maio de 2010

Estágio em Arteterapia:partilha

Fim do estágio na Lukas Klinik...
É incrível : parece que já faz tanto tempo que estou aqui!
Tanta intensidade de experiências, tantas histórias de vidas; tantas histórias de mortes...
Defino este lugar como uma preparação para o Céu: tudo tão harmonioso, tanto respeito, tanta bondade e beleza...
Um espaço de cura; bem além dos resultados usuais. Uma inspiração elevada, uma visão transcendente, uma força de concretização que se manifesta em detalhes, em coerência...
Os pacientes, em estágios diversos desta insidiosa doença que ceifa sonhos, projetos, dilacera silenciosamente. Ainda assim aqui, as individualidades não se dissolvem : o Eu de cada pessoa é convidado, consciente, à medida do possível a repassar sua existência...A trazer nova cor, ousar ainda que muito sutilmente, a transpor a barreira do medo, a perdoar, a desenvolver novas visões sobre si mesmo,a dignamente transpor o portal entre vida e morte.
Quem sabe vislumbrando que tem ainda muito a ser feito...Temos toda a eternidade!
É emocionante.
Biografias únicas de glamour, de invisibilidade, de realizações e frustrações, de muito trabalho...alguns solitários, outros rodeados de gente que ama e sofre junto!
Aqui os pacientes, além da Medicina Antroposófica, recebem um tratamento diferenciado: os acamados podem descansar ao som da Lira sendo tocada ao lado do seu leito. Podem contemplar o verde,a montanha, as árvores floridas -e se não for exigir demais, pintar tudo isso!
Abordagens convencionais, como radio e quimioterpia são respeitadas; associadas às terapias artísticas(pintura, desenho, modelagem, música, euritmia e arte da fala), massagem rítmica e à alimentação balanceada e orgânica. Um cuidado amoroso, que se faz se presente tanto para aqueles que estão internados-alguns com prognóstico bem grave- como para aqueles "ambulantes", que retomaram suas vidas, vitoriosos, no aprendizado de conviver com o câncer.
Verifiquei, confirmei a aplicabilidade da arte como caminho de cura.
Já estou com saudade!

Nenhum comentário: